Atendimento
Seg. à Sex. das 09:00 as 17:00hs

Regional Vale do Paranaíba divulga Plano de Competitividade Industrial

f376b5e17849182136942e22f316d958876f8ef162c9ed04245808b1cdae9a3a

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Vale do Paranaíba apresentou na quinta-feira (28), na sede da entidade, o diagnóstico do setor industrial do estado. O raio-x faz parte do Projeto de Competitividade Industrial Regional (PCIR) e as pesquisas foram realizadas durante dois anos nas 12 regionais de Minas.

O objetivo do PCIR é mostrar quais foram os setores industriais dinamizadores de cada região e as ações propostas para melhoria de competitividade desses setores. O plano de desenvolvimento tem ações de curto, médio e longo prazo num horizonte de até cinco anos. “É uma tentativa de unificar os esforços das entidades envolvidas em prol do desenvolvimento industrial para melhorar a competitividade das empresas. Mediante um planejamento já definido, começa a agilizar para que as ações virem realidade”, disse Raquel Lopes de Souza, coordenadora de projetos da Fiemg em Belo Horizonte.

Para cada setor há um plano específico com ação em quatro temas: mão de obra; tecnologia, inovação e modernização; mercado e produto; e exigências regulatórias. Na região do Vale do Paranaíba foram identificados os setores dinamizadores de bebidas não-alcoólicas, biotecnologia, café, laticínios, carnes e tecnologia da informação. O PCIR começou em 2013 com a reflexão de como será a indústria mineira em 2033, quando a Fiemg completará 100 anos.

O plano é voltado para todo tamanho de indústrias, especialmente as pequenas e médias. “O PCIR vem ajudar o empresário no momento difícil que atravessamos. Ele vai enxergar, por meio do que foi colhido pelo PCIR, o que pode ser feito de melhor para sua empresa e não gastará nada com isso, pois é feito pela Fiemg com o apoio do Sebrae”, comentou o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Éverton Magalhães.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cláudio Fernandes, destacou a criatividade como fator importante na competitividade e que o poder público está atento às demandas da economia. “Temos trabalhado com entidades e também focado no esportepara termos um bom ambiente de negócios em nossa cidade. O PCIR é um norte para investimentos porque é preciso conhecer para investir”, afirmou.

Para mais informações sobre o Projeto de Competitividade Industrial Regional (PCIR) acesse: http://pcir.fiemg.com.br

logo 1

Fevereiro 2021